Envolvendo alunos das últimas séries do EF II – 9º ano e do EM, o “Pedágio” – brincadeira entre os formandos – foi criado, primeiramente com o objetivo de socialização, pois, por meio de  criação de trajes alusivos aos temas escolhidos, os alunos se interagem, se conhecem melhor e criam situações mais descontraídas, tornando um ambiente mais acolhedor e agradável à idade deles. Outro ponto é a arrecadação de uma quantia estipulada (como se fosse uma multa) de R$ 5,00  para os formandos e R$ 3,00 para os demais alunos – entre aqueles que não comparecerem  no dia e com traje determinados.  A arrecadação que é feita na segunda aula visa a amenizar os gastos de formatura, colaborando com os pais para a realização dessa festa.

É preparada uma lista com datas e trajes escolhidos pelos formandos das 3ª s séries e a mesma passa pela aprovação da coordenadora e da diretora. Quanto mais difícil a execução da tarefa, maior será a arrecadação entre os alunos.

Os alunos comparecem com os trajes indicados, podendo permanecer com eles durante as demais aulas. O ambiente fica muito alegre e descontraído.

[nggallery id=97]