O Prêmio Professor do Ano – 2015 premiou, na última terça-feira, em cerimônia realizada na Câmara Municipal, Arlete Aparecida Marangon, professora de matemática do Colégio São José de Limeira. O prêmio foi organizado pelo CPP-Limeira (Centro Professorado Paulista) por meio do Dep. Pedagógico da entidade, composto pelos representantes da diretoria, escolas do estado, do município, e particulares.

A noite de premiação aconteceu no Plenário da Casa de Leis e contou com a presença dos vereadores Farid Zaine, Dr. Júlio Cesar Pereira dos Santos, André Henrique da Silva, e José Couto de Jesus. O prefeito municipal Paulo Hadich também esteve presente como também a diretora do CPP-Limeira, Dora Arcaro. O dirigente regional de ensino José Roberto Varussa também acompanhou a atividade, assim como Elci Peixoto que representou a Secretaria Municipal de Educação.

Na solenidade foram premiados três professores, um da rede particular, outro do estado e outro do município, nomeados para receber o título. A iniciativa foi um concurso no qual abriu inscrições a todas as escolas regulares de Limeira, tanto públicas como também as particulares.

Coube a cada organização escolar encaminhar a inscrição de seu docente indicado ao prêmio, após uma atividade de escolha interna. A unidade tinha o dever de optar em nomear o professor, fosse por meio de uma eleição realizada com os alunos, comunidade escolar ou qualquer outro meio que notasse assim conveniente.

Decorrido todo o trabalho de inscrições o CPP-Limeira realizou a escolha dos professores vencedores nas três categorias, nomeando na categoria particular a educadora Arlete Marangon, a professora leciona matemática nas turmas do ensino fundamental e médio no Colégio São José.


A Homenagem

A professora homenageada cita o apoio de amigos e diz que leva com otimismo o cotidiano. “Foi um reconhecimento inesperado e muito gratificante, tive muito apoio do Colégio. Acredito muito na profissão e no futuro da Educação de modo geral, por isso invisto nos meus alunos’’, afirmou Arlete.

A professora segue os conhecimentos da fundadora da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, a Irmã Teresa de Saldanha, ‘’Educar aprimorando o espírito, o coração e a inteligência dos educandos, em sua relação próxima, efetiva e confiante’’. E a diretora do Colégio Irmã Maria Elena Volppi Sierra, apontou o quão gratificante é observar a sua docente colher os frutos de um árduo trabalho com base nesses conhecimentos.‘’É um orgulho para o Colégio e para a Educação ter essa profissional qualificada que busca pela excelência acadêmica com comprometimento e seriedade’’.


Ideia

Arlete vem desenvolvendo projetos educacionais na disciplina de matemática há 15 anos, e esse esforço vem rendendo frutos. Em 2013 o Colégio recebeu o título de ‘’Escola que mais recebeu medalhas no Ensino Fundamental na Olímpiada de Matemática da Unicamp’’. Assim, este prêmio de melhor professora deste ano é apenas mais um fruto deste trabalho.