Nos dias 27 e 28 de fevereiro, os alunos do Ensino Médio do Colégio São José modelaram um comitê do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em que discutiram propostas para a educação em áreas de conflito.

Esse debate foi resultado de um curso de capacitação e participação em modelos da ONU (Organização das Nações Unidas), ministrado por Paulo Oliveira (Direito-Unesp) e coordenado pela professora Marcela Marrafon. Além de aulas teóricas, os alunos participaram de oficina de expressão corporal.

No mundo atual, o fluxo de negócios e informações é global, e a internet tem papel crucial nisso. Nesse ambiente, é preciso que os indivíduos efetivem sua cidadania, não mais no âmbito municipal ou nacional, e sim no global. O que se observa é um mundo cheio de expectativas e necessidades que precisa ser pensado e planejado. E é isso que os alunos do Colégio São José fizeram e estão fazendo: entendendo-se como cidadãos do mundo, eles passaram a se preocupar com problemas globais e pensar em soluções para esses. Assim, tornam-se protagonistas não só da própria história, mas do planeta, deixando sua marca em um mundo melhor. Realmente, o mundo cabe na escola.

Paulo Oliveira e Marcela Marrafon